domingo, 29 de setembro de 2013

Décimo Segundo Jogador

Bom dia leitores.


   Acordo feito, só falta assinar. Voltamos para ''a nossa casa''. e digo ''nossa casa'' com ''parênteses'' porque sempre acreditei que isso é uma ilusão. O lema ''nossa casa'' fez com que não tivéssemos nosso estádio, verdadeiramente falando, até hoje. Mas beleza... Vamos adiante.

   A força do Flamengo no Maracanã sempre se deu pelo fato de termos a maior torcida do mundo. A mais apaixonada. A mais contagiante. A Nação ou Mulambada. Podemos nos gabar pelos quatro cantos do mundo... Flamengo é Flamengo e a Massa Rubro-Negra faz a diferença. Mas... Será que continuaremos a fazer tal diferença com tantos obstáculos impostos goela dentro a nossa paixão? Não sei, mas o fato é que a volta ao Maracanã hoje é completamente diferente de todas as outras voltas que já fizemos. O clube vem passando por um processo de elitização silencioso. O consórcio ''ditou'' algumas regras em relação ao torcedor e o ''padrão Fifa'' terminou de sangrar nossos corações!

   O verdadeiro torcedor de estádio anda sumido, não tem mais condições de assistir um jogo por semana no ''ex maior do mundo''. Já não tinha, esta é a verdade. Aquele torcedor mais fresquinho e que tem maior poder $ tem medo da violência que assola os arredores e trajetos. O torcedor família esqueceu o caminho do Maracanã. Fica impossível assistir um jogo apenas, dependendo de qual jogo for. Marido, esposa e dois filhos... Esta conta passa dos 200 reais fácil. (Não vamos justificar preços e condições com ST, ok?!)

   Nas atuais circunstâncias não vejo vantagem jogar no Maracanã. A diretoria precisa entender que o ''efeito'' só pode ser causado com a torcida presente. Não adianta voltar e ter o estádio vazio. O consórcio precisa entender que não adianta abrir as portas pro Flamengo sem custo operacional e o torcedor não poder sequer tirar a camisa. E o padrão Fifa tem que enfiar no cú do Blatter. O Brasil tem suas próprias leis, uma Constituição e o cidadão tem direitos que não estão sendo cumpridos e respeitados.

   O Maracanã antigo não volta. Temos que nos adequar ao novo. Ao torcedor comum, peço sinceras desculpas mas o Maracanã só passou a ser a ''nossa casa'' por causa das festas que vem das Torcidas Organizadas. É óbvio que numa platéia de 73 mil pessoas 10 mil no máximo são de Torcida, mas é óbvio também que esta minoria representa todo o espetáculo. O torcedor comum por mais que odeie, que faça campanha contra... Este torcedor sabe que para 63 mil ir adiante, precisam dos outros 10 mil. A festa que as Organizadas proporcionam não pode acabar. Estas proibições com bandeiras, bandeirões, faixas e etc... Não pode existir momento para levantar uma bandeira, ficar de pé ou estender uma faixa. também não pode existir lugar pra isso. O jogador quando entra em campo não treme vendo apenas o estádio cheio, ele treme vendo o espetáculo que é proporcionado por todos os torcedores, comuns e Organizados. Mas que vem primeiramente de dentro das Organizadas. Por mais que o torcedor comum saiba cantar as músicas falta a ele a sintonia, comunicação, entrosamento. 

   Atualmente existem muito mais motivos de afastamento do que de aproximação e a contenção das Organizadas dentro do estádio só piora as coisas. 
Não acho difícil resolver a questão. Autoridades precisam sentar e discutir quais aplicações penais adotar em casos de conflito, sejam elas baseadas no Estatuto do Torcedor ou no Código Penal. (Mas não adianta apenas discutir, tem que colocar em prática) Clubes precisam ser responsabilizados. Mas a festa não pode acabar!
O que os marginais travestidos de Torcedores Organizados fazem fora do estádio não é do meu interesse, isso é problema do Estado. O que me interessa é que dentro do Maraca ele possa fazer o espetáculo que sempre fez e levar o time adiante como de costume.

   É isso que não pode acabar, nunca:









   Como torcedor eu faço aqui um apelo: Diretoria, baixe o preço dos ingressos, reveja o ST. Consórcio, reavalie seus conceitos sobre as regras impostas para os torcedores. E Fifa... Ei Fifa vtnc!!

Saudações.

Bruno - @brunog_fla





       
















  

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário