sábado, 12 de abril de 2014

Planejamento

     Senhores, muito tem se discutido a forma como a gestão 2013/2015 vem conduzindo o clube. A maioria esmagadora prefere o clube sem dívidas e apoio o fracasso no futebol e marketing como justificativa para o clube poder resgatar sua credibilidade.

Surge então alguns pontos que deveriam ser analisados não somente como resgate da nossa credibilidade mas também como perspectiva de melhoras futuras no futebol e marketing:

     Só cego não enxerga que essa gestão não tem capacidade para gerir o futebol, nem ontem, nem hoje e nem amanhã. O marketing nós ainda temos lá pessoas que entendem do ramo mas por algum motivo não produzem, mas entendem... Então nem tudo está perdido!
Bandeira de Melo e sua trupe deveriam se trancafiar numa sala e só saírem dali quando o clube estivesse com sua meta cumprida: Sem dívidas. É impressionante a quantidade de merda em relação ao futebol que estes caras falam e fazem. Falta humildade para reconhecer que não entendem e dificilmente vão entender de relacionamento com a torcida, imprensa, negociações e planejamento. Estamos extraordinariamente bem em diversos outros setores, principalmente nas finanças mas isso não significa que devemos deixar o futebol de lado até toda essa dívida se equacionar. 
Tudo hoje se justifica com a já conhecida frase '' Não temos dinheiro ''. E vamos continuar sem tê-lo se nenhum planejamento de marketing for feito, se não investir no futebol. Ninguém sobrevive apenas de pagar as contas. Patrocinador investe pra ter retorno e esse retorno se dá pela conquista de campeonatos, de prêmios pessoais de jogadores, exposição na mídia e etc. A Adidas por exemplo não está patrocinando o clube porque ele está limpando o nome e pagando as dívidas. Isso não gera lucro pra eles. 

     Perder é normal, o que não é normal é perder como estamos perdendo. O que não é normal é contratar um monte de jogador de segunda divisão para compor elenco e usar o nome de apostas, vingar uma e todas as outras virarem titulares não por merecimento mas porque estes titulares não foram contratados. Sem contas que vários contratados nem no banco ficam. Não adianta contratar 10 jogadores que juntando todos não forma um bom. Contratamos alguns bons jogadores, tais como Walace, Chicão, Alecssandro, Mugni, o próprio Paulinho que veio como aposta... Muitos de todos eles foram contestados mas alguns mostraram o valor e se impuseram diante dos que já estavam no clube. Confesso que cornetei muito por exemplo nossa zaga titular do início com Chicão e Walace. Gosto do Chicão mas não do Walace... E ambos estavam encostados e na reserva do timeco de São Paulo. Nossa zaga titular era a zaga encostada deles...

     Não podemos perder da forma que perdemos diversos jogos, principalmente em casa. Não podemos empatar igualmente. Não podemos permitir de maneira alguma que nos coloque uma culpa que não é nossa. Basta ver a escalação do jogo contra Leon, e nem vou me estender muito: Elano parado a 30 anos vindo de contusão mediana, Leo Moura e André Santos parados a 10 anos vindo de contusão leve, mas todas são contusões. Treino diferente, não estão no ritmo dos outros, condicionamento físico diminui um pouco e por aí vai. É inadmissível ouvir de um treinador que a torcida teve culpa na eliminação. Jayme, fomos eliminados não na quarta-feira mas sim naquele empate dentro de casa com o Bolívar. E olha que nem estou citando essa derrota recente, mais vergonhosa ainda. 

     Outra coisa que não entendo é muitos torcedores quando a gente cobra investimentos no futebol dizer que os diretores sempre deixaram claro que a prioridade seria pagar dívidas, que não teríamos estrelas e ou jogadores de conhecimento sul-americano... Mas quem está cobrando jogadores do porte do CR7, Messi, Neymar, Muller, Lucas, Ibra?!?! ... Nunca vi e nem li torcedores insatisfeitos com o futebol exigir jogadores deste naipe. O que vejo e me incluo nisso é cobra investimentos, seja ele qual for. Por exemplo, contratou 08 porcarias e nenhum jogador mediano, o que veio não deu certo e não foi devolvido a tempo de eliminar uma dívida. Destes 08, junta tudo e paga o salário de um mais ou menos, e digo mais, dava pra pagar o salário de um cara bom. Tem que pagar o passe? Pô, os caras não são profissionais? Eles que se virem pra conseguir administrar esses pepinos. Antes de se elegerem foram muito categóricos: O Carro-Chefe seria o marketing, pois com ele alavancaríamos o futebol, pois o futebol seria prioridade, em detrimento do que tinha sido a gestão anterior. Tudo que alguns querem é que tenham ao menos dignidade quando entrarem em campo, que os jogadores horem a camisa e façam dele sua primeira pele. Por causa do pagamento destas dívidas muitos se tornaram medíocres, se contentam com qualquer merda que essa gestão faça, pois o importante é pagar, pagar, pagar... Que percamos em campo mas com respeito, com atitude, com garra. 

     Essa gestão tem tudo pra de fato se tornar um divisor de águas dentro do clube mas estão pecando pela arrogância, omissão... Não adianta estar em dia com a dívida se os caras não sabem administrar o futebol, se o marketing não funciona. Estamos com a Adidas que foi iniciado na gestão passada e melhorado na atual, Peugeot, Tim que vem da gestão passada e Caixa que está patrocinando até clube de cuspe a distância. Mais o ST que é um projeto de arrecadação, mas ainda muito fraco e que não atende a demanda que seria necessária para obter forte arrecadação mensal, muito disso pelo seu preço mínimo, condições de promoções e pagamento no boleto com valor integral de 06 meses mínimos. Do mais, estamos parados, não temos mais nenhuma fonte de arrecadação e desculpem aos contrários mas isso não é méritos e sim obrigação. Se a gestão passada não cumpriu com suas obrigações as demais tem que fazer diferente. Mérito por exemplo seria fechar com a Caixa um valor de R$ 40 milhões, R$ 50 milhões... 

     Chega de colocar a culpa na falta de grana, pra ser assim não assumissem. Já sabiam que seria assim, já sabiam que a situação não seria e não era fácil... Agora tem que equilibrar dívidas com futebol e marketing. Não queremos loucuras, só queremos um pouco mais de planejamento e inteligência, só isso. Pois é triste ver em campo o que estamos vendo hoje em dia e ainda por cima tendo que pagar ingressos com valores absurdos. E não venham dizer que pra cobrar tem que ajudar e ser ST... Ninguém é obrigado a ser ST, a ajudar... Muitos, a maioria já faz sua parte indo aos jogos, comprando material e etc., então não usem isso como justificativa, não sejam massa de manobra!

brunog_fla








Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário