quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Gestão - EBM / PA

   De cara já confesso: Sou chato. Polêmico. Brigão. Contestador. Debochado... Mas sou também coerente com minhas críticas e elogios e tenho personalidade para não seguir a favor da maré quando acho que devo ir contra, mesmo que a maioria siga a seu favor.



   Sou profundamente xingado e achincalhado quando falo sobre o que no meu entender foi positivo em relação a gestão da PA. Mesmo sendo da opinião de que sua gestão num todo foi uma merda sem tamanho.
De tudo que vou expor aqui uma coisa ninguém conseguirá mudar na minha cabeça: A mídia, a opinião pública e outros interessados qualificaram a gestão PA como a pior gestão de todos os tempos para que seus interesses fossem colocados mais uma vez acima da Instituição chamada Flamengo. E nós brasileiros burros pior que o próprio burro ao quadrado e de péssima memória compramos a ideia.

   Que sua gestão foi péssima não existe dúvidas mas também temos que ser sensatos em entender que coisas positivas aconteceram.
Houve um aumento significativo nas dívidas, contratos péssimos, abandono do futebol, salários exorbitantes, penhoras excessivas, inclusive de todas as nossas rendas relativas aos jogos, mau caratismo na apresentação dos balanços, dificuldade para comandar a hierarquia de baixo, deliberou poderes demais a pessoas que não tinham capacidade, ficou 01 ano sem patrocínio master, o marketing não trabalhou, seu marido tricolete mandava e desmandava, até mais que ela, estreitou de forma obscura a relação do clube com as Torcidas Organizadas...

Enfim, foram inúmeros erros mas também alguns acertos:

Início da construção do CT, construção do Museu, passou quase que os 03 anos de gestão com os salários em dia de todos os funcionários do clube, pagou dívidas de gestões passadas, contrato da Adidas, fez um acordo razoável com o imóvel do Morro da Viúva onde teríamos abatimento em dívidas fiscais e 20 quartos para utilização quando o hotel estivesse pronto, trouxe RGaúcho, Love (Não me interessa se pagou muito caro, se fez contrato errado e blábláblá... Quando os caras vieram nenhum torcedor pensou em questionar isso e desta forma não tem muita moral pra reclamar agora e dizer que era melhor nem ter vindo), melhorou grande parte da Gávea (Nego reclama de piso velho mas se esquece que antes pisava em terra suja), não praticou aumento de preços de nenhuma modalidade de títulos do clube, não praticou aumento abusivo dos ingressos (Hoje os estádios tem custo muito maior devido ao sistema de concessão praticado pelos governos por causa dos investimentos para as Copas e Olimpíadas - Com todo o respeito, mas a culpa é de quem escolheu e apoiou Copas e Olimpíadas), sem o Maracanã jogamos em Volta Redonda e Ilha e não fora do Estado, tivemos um dos melhores patrocinadores esportivos de todos os tempos que foi a OLK, que mesmo com falhas fez um excelente trabalho em todos os aspectos e sentidos, em patrimônio o clube evoluiu mais do que em outras gestões além do aumento de valores dos mesmos, investiu de forma vitoriosa nos esportes amadores...

   Talvez a decepção maior fique por conta de ter sido atleta do clube, com grande participação política e dentro da pasta de esportes amadores. Sua administração foi péssima, horrível, vergonhosa, vexatória... Mas com acertos.

   EBM e sua trupe já haviam ganho antes mesmo do dia da votação. A massa de torcedores excitadíssima não se controlava. Grandes executivos de renome no mercado financeiro e administrativo seriam os salvadores do clube. Todos ricos e sem interesses em enriquecer mais ainda as custas do Flamengo. Um marketing avassalador. Lembro-me que as palestras do Bap eram de arrepiar e emocionar. Quanto amor pelo Flamengo. Quanta determinação em alavancar as receitas e fazer o marketing se tornar o carro-chefe da Instituição para que o futebol voltasse a ser o que era na década de 1980. Os discursos do Wallim eram completamente inflamados, entendedor do Flamengo e de futebol acima de tudo (Já falava mal pra caralho, diga-se de passagem). Apoio do Zico, Nunes, Júnior e de 95% dos torcedores (Que a esta altura já estavam tão cegos que não conseguiam mais pelo menos tentar o racionalismo). A mídia focada naqueles grandiosos nomes... Pronto, o circo estava armado e seu picadeiro completo. O espetáculo já pode começar!

   Mesmo com toda a pompa a PA foi muito longe, muito mais do que todos imaginavam, inclusive eu. Achei que seria de lavada. A pior da história do clube. Sua votação superou a anterior, mas a vitória foi da Chapa Azul, os famosos Blues.
Vejo o filme como se fosse ontem: Estes caras se colocaram como os deuses da administração, do marketing, das finanças, do futebol. A falta de humildade foi tão grande que se intitulavam como a única opção de salvação para o Flamengo.

   As primeiras ações já geraram contestações: Expulsaram o pipoqueiro do clube (Me recuso a falar sobre este assunto). Demissão de atletas do esporte amador e suspensão de algumas modalidades. Motivo? O clube está a beira da falência, precisamos cortar despesas, muitos atletas que não são Flamengo, que não honram a Instituição e que ganham muito dinheiro. As modalidades suspensas não são auto-sustentáveis e o futebol terá prioridade. Não iremos tirar 1 real de lá para abastecer o esporte amador.
Faltou a diretoria explicar porque ao invés de mandar os atletas embora e suspender as modalidades o marketing não geriu um plano de ação para obtenção de patrocínio privado para ao menos tentar manter os atletas e as modalidades. Faltou explicar também o motivo de não terem ido buscar atletas alternativos com valores mais baratos e que poderiam dar continuidade no trabalho que vinha sendo feito já que optaram por mandá-los embora. Porque não foi elaborado uma estratégia para alavancar matrículas nas escolinhas destas modalidades e desta forma evoluir em receita imediata? Falta explicar quanto arrecadava de escolinha e quanto arrecada agora. Escolinha sem ídolo não vai pra frente, fecha que é melhor. Investir nas escolinhas é um passo fundamental e importante para o avanço em receita e visibilidade. No meu entendimento o marketing começou a falhar aí. Isso sem falar que outras modalidades também não se sustentavam. Exemplo? Polo Aquático. Porque não acabou? Por causa do apoio que veio daquela modalidade!

   Ainda no período de campanha eleitoral estes grandes executivos falavam na Gávea em alto e bom som que não entendiam como que um contribuinte tinha coragem de pagar 8 mil reais num título de Sócio Proprietário, pois as condições apresentadas no ambiente não valiam metade deste valor.
Logo que assumiram o que fizeram? Aumentaram os valores dos títulos Proprietário e Patrimonial para quase o dobro na média. A justificativa? Defasagem no preço. Clubes em volta cobram facilmente 25 mil reais. Isso é óbvio, quer comparar Monte Líbano com Gávea? O clube já não arrecada com o que deveria que neste caso é o gasto que o sócio deveria ter na Gávea. Pelo Estatuto o cara já fica 05 anos sem pagar manutenção no Proprietário e 03 no Patrimonial... Aliado a isso não consome no clube e os caras ainda aumentam o bagulho. Outra justificativa? O clube tá falindo!
Talvez não seria mais fácil o marketing trabalhar e fazer projetos que viabilizassem a entrada de mais sócios e não seu afastamento? Não seria mais propício projetar em cima de operações quanto que a Gávea poderia render de lucro com sócios e não sócios e praticá-las? Não, não seria. O marketing não está ali pra isso.

   Muitos torcedores não sabem mas uma dezena de funcionários foram demitidos. Motivo? Redução de custos. Demitem trabalhadores assalariados, pais de família e que ganham 2, 3 mil reais por mês. Mas mantém funcionários como um tal de CE10 que de 10 não tem porra nenhuma ganhando 550 mil reais. Pagam a bagatela de 100 mil reais ao Pelaipe...

   Ingressos absurdamente caros. Motivo? O clube está falindo. Não temos estádio e os estádios em todo o Brasil estão com os custos operacionais altíssimos. (Parabéns pra você, Flamenguista filho de uma égua - Com todo o respeito - que ficou feliz em ter Copa do Mundo e Olimpíadas, mas que reclama de pagar 3 reais na gasolina e 150 no ingresso) Ora, temos Volta Redonda, que não foi ''vendido'' e mesmo longe fica ainda dentro do Estado. Não é lá essas coisas mas não afasta o torcedor do time e não sacrifica os jogadores desnecessariamente. O dinheiro que ganha jogando em Brasília (Muitos não sabem mas existe um acordo mal feito... O Flamengo joga em Brasília e o governo ajuda a obter as CND'S mais rápido, parcelamentos em dívidas fiscais e etc.) vale a pena? O lucro é tão grande assim? Porque o clube não apresenta suas despesas com deslocamento e hospedagem? Não adianta entrar 1 milhão mas gastar 500 mil. O clube não vai se levantar com receita de bilheteria. Não temos estádio próprio. Isso é utopia. Uma família de 04 pessoas hoje que não for sócio e quiser assistir um jogo do Flamengo gasta quase um salário mínimo. A Nação é composta por assalariados e esta gestão bateu muito nesta tecla antes de assumirem o clube. Estes valores praticados não tem sentido. E mesmo assim estamos comparecendo na maioria dos jogos com bom público se for levar em conta o valor dos ingressos.
Quando que a diretoria vai entender que ingresso pra jogo do Flamengo tem que ser no máximo 60 reais e para clássicos? Eu sei quando... Nunca, nem quando cair (Deus queira que eu esteja errado e que isso jamais aconteça, mesmo depois de morto). Se baixar o preço não vende PPV, né sr. Bap?!

   Sobre o acordo com o consórcio que administra o Maracanã não tenho muito a falar. Nós não temos estádio e isso não é problema deles. Não podemos transferir a culpa pra eles quando na verdade o maior culpado nessa parada somos nós mesmos. Por fuleiragem, incompetência e mais uma série de outros adjetivos não temos nossa casa. O Maracanã nunca foi a nossa casa! O torcedor se deixou enganar por migués e mídia sensacionalista e nunca cobrou com seriedade a construção do estádio, do nosso estádio. Hoje, Wallim manda a gente cobrar do Cabral, pois a culpa é dele. Não Wallim retardado, a culpa não é dele, a culpa é nossa. Nós não fizemos nosso dever de casa. E pra contribuir tem aqueles que enfiaram o dedo na bunda de felicidade quando fomos os escolhidos para sediar a Copa. Os caras não estão nem aí pro Flamengo. A concessão não determina que só tenha jogo de futebol. E pra finalizar, o torcedor é tão metido a esperto que não percebeu que na mudança do edital o Cabral determinou que o consórcio negociasse com 02 clubes. Ora bolas, quais clubes no RJ não tem estádio?
Vamos parar com a hipocrisia. O cara chega na praia e paga 8 reais numa cerveja porque ele não vai ficar com sede e só tem um lugar que vende. O consórcio é a mesma coisa, ele não vai alugar por 10 reais porque nós fomos incompetentes uma vida inteira e não construímos nosso estádio. E olha que nem quero falar do excelente acordo que foi feito na primeira vez, onde o marketing cumpriu bem o seu papel. Fazer média pra enganar trouxa. Até cláusula de confidencialidade teve. E levamos na cabeça mais uma vez!

   Sobre técnicos, já são 04 contando com o interino. 09 meses e 04 técnicos. Alguém se lembra em qual posição estávamos no Carioca quando o Dorival foi mandado embora? Alguém lembra como o time estava ajustadinho e compacto? Não, ninguém se lembra. Nem podem lembrar! Mano era o cara da vez, Dorival era um bosta e iria ganhar muito dinheiro. Não valia o preço. Concordo, mas ele aceitou reduzir em 50% seus vencimentos a partir do mês que seu contrato seria aditivado. Não aceitaram. Não deu certo com o Mano e pegaram o Jorginho. O final vocês já sabem, mas tem gente que ainda acha argumentos para defender a cagada: Pô, saímos de uma dívida de quase 1 milhão de comissão técnica e fizemos uma de 400 mil. Concordo, mas o Dorival ainda não recebeu porque o Flamengo mandou embora mas quis pagar o que estava na rescisão. O Jorginho teve multa de um salário, excelente. Porém, o mais importante se perdeu: O time! Veio então o Mano, técnico bom pra caralho, vencedor, treinador de seleção e etc., e com o Mano veio a velha premissa do Flamengo: Promessas que não podem ser cumpridas e administração amadora. Só quero ressaltar aqui que entre Dorival e Mano existem pouquíssimas diferenças. Mano treinou seleção e Dorival não, os títulos são quase os mesmos, até em quantidade. O Dorival já é muito mais rodado e o Mano... Bem, o Mano treinou grêmio e corinthians, na série B. E apesar das vitórias na seleção, convocou mais de 100 jogadores e deve ter recebido poupuda comissão porque dezenas foram negociados nestas convocações... E infelizmente o Mano não conseguiu muda a perspectiva do time. Sei que vão dizer, ah, mas com o Dorival estávamos no Carioca, Carioca é uma coisa e Brasileiro é outra. Concordo. Porém o time era ainda pior do que este de agora e tinha uma coisa que este não tem: Raça. Aquele time do início do ano era aguerrido, tinha brio. Se ia se manter assim não sabemos mas naquela altura estava funcionando.
Agora vem a pergunta: Porque tanta reclamação se foram vocês que escolheram o cara? Só porque ele pulou fora? Isso não justifica a ingenuidade em criticar só ele e tapar os olhos pra coisa muito mais importante, os administradores! Ele se queimou certamente, mas a vergonha maior recai sobre a gestão. Imaginem que se ele fez isso com os caras que bancaram ele, imagina a situação daquilo lá como que não está...

   Já em relação ao ST... Ah o ST... Este nem merece minutos de nossa atenção.

   Tenho muito mais críticas a fazer, em diversos assuntos e áreas... Mas já estou cansado de cornetar, é muita cagada pra um grupo tão fodástico... Parece até pegadinha, mas é a verdade. Se eu for falar do marketing e do Bap, pqp... Vou ganhar mais centenas de cabelos brancos! Vamos aos acertos.

   A política de austeridade me agrada. E muito. Precisamos de pessoas que se preocupem com a saúde financeira do Flamengo. Arrumar a casa é importante, o que não pode é paralelo a esta política você no desespero fugir dela. E eles já estão saindo daquela linha que delinearam no início da gestão.

   A quitação de algumas dívidas e o acordo para o livramento das receitas de bilheteria foi fantástico. Sem falar no acordo de outras dezenas de dívidas (Só acho uma pena não sabermos exatamente o que está sendo pago e como está sendo feito isso). A obtenção das CND'S também é louvável, mas me preocupa o seguinte: Não existe só empresa estatal e a gestão já manifestou desejo de não olhar pro esporte amador como a PA olhava. A desculpa é a falta da CND para obtenção de incentivos fiscais. Espero que agora eles comecem a correr atrás disso para que possamos levantar nossos esportes amadores novamente e investir no CT. E sobre o patrocínio obtido através da liberação da CND digo que a Caixa tá patrocinando todo mundo. Foi importante mas não foi pela nossa marca, infelizmente.

   Os  patrocínios que temos hoje também são questões onde a gestão merece o elogio (Apesar de achar que pagar dívidas e obter patrocínios seja obrigação de qualquer diretoria, dou os parabéns). Caixa, Peugeot, TIM e Adidas somaram boas quantias ao clube, porém, inferior ao que esperávamos diante das promessas feitas pelo Bap. 
Gostaria só de comentar sobre o contrato com a Adidas. No meu entendimento é um contrato longo demais e com valores inferiores ao que o Flamengo espera e almeja. Para chegarmos no tal TOP5 temos que melhorar muito, estar disputando títulos em todos os campeonatos... E ter uma administração bem diferente. A Adidas ganhará certamente com o Flamengo em qualquer situação mas o Flamengo só ganhará com a Adidas se estiver infinitamente melhor em muitos aspectos!

   Bem amigos, não encarem este assunto como uma agressão a gestão atual e uma defesa a gestão anterior. Todas tem erros e acertos, para mais e para menos. Temos de ser coerentes e racionais para diferenciar erros de acertos. Pra mim só teremos uma gestão boa quando ela entregar o caixa no no positivo, do mais é tudo a mesma coisa no final das contas. E nestes 10 meses não vejo sinceramente nenhuma grande diferença para outras gestões. No caso atual não podemos deixar de ressaltar este empenho para saldar dívidas e sair desta asfixia, porém não podemos abandonar o futebol desta forma, mesmo que não tenha dinheiro. 

Já estou preparado pra levar porrada...rs

Forte Abraço.
BRUNO
@brunog_fla
















Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário